segunda-feira, 27 de julho de 2009

União de forças em defesa do jornalista diplomado

A polêmica e inaceitável decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à desregulamentação da profissão de jornalista por meio da exigência do diploma universitário fortaleceu o papel dos sindicatos estaduais. Em Santa Catarina, a entidade, representada pelo presidente Rubens Lunge, promoveu assembléias nas regionais tão logo houve a votação, para acalmar os ânimos e unir forças.

Em Criciúma, jornalistas já em atuação e acadêmicos do curso da Satc, em uma das plenárias mais prestigiadas de todos os tempos, aprovaram a formação de uma Comissão Especial Mista para mobilização da categoria em prol de manifestações contrárias ao STF. Ao longo de julho, o grupo (quatro jornalistas formados e quatro acadêmicos) reuniu-se semanalmente e programou a organização de algumas ações.

A idéia inicial foi construída pela Comissão. A criação de um selo que identifique as pessoas que são favoráveis à causa do diploma. O material será apresentado em evento a grupos formadores de opinião. A cerimônia está marcada para 3 de agosto, no auditório 1 da Satc, às 20 horas. Também os diversos segmentos de veículos de mídia estão sendo chamados a aderir à campanha em defesa da profissionalização do Jornalismo.

Este blog propõe-se a ser um dos canais de comunicação entre a Comissão Especial Mista, representando o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) em Criciúma, e todos aqueles interessados em manter a qualidade da informação na imprensa brasileira: jornalistas, acadêmicos, sociedade organizada e população em geral.

Acompanhe, habitualmente, as ações que serão deflagradas em Criciúma e a repercussão.

Jornalistas e acadêmicos, não esqueçam! Esta luta é de nós todos!
Participe das atividades para qual for convocado!

Comissão
Sandro De Mattia (delegado do SJSC)
Emerson Teixeira (jornalista)
Caroline Bortot (jornalista)
Taize Pizoni (jornalista)
Juno César (acadêmico)
Lucas Casagrande (acadêmico)
Miguel Vieira (acadêmico)
Gabriela Rosso (acadêmica)

2 comentários:

  1. Companheiros jornalistas e acadêmicos!
    Chegou o momento de fazer valer o nosso poder enquanto formadores de opinião.
    A presença de todos nesta luta é imprescindível.

    Taize Pizoni
    SC 02553 JP

    ResponderExcluir
  2. Não sou da área, mas apoio muito essa iniciativa. Vocês jornalistas são quem entram na casa da população diariamente, por isso é de imensa responsabilidade trazer informação isenta para formação de opnião, e isso, acredito eu, aprende-se na faculdade, muito mais do que falar ou escrever bem, deve existir a ética na profissão. Vão em frente!

    ResponderExcluir