terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vereadores de Içara apóiam os jornalistas

Nessa segunda-feira (24) a Câmara de Vereadores de Içara se manifestou em apoio ao movimento dos jornalistas.

Segundo o autor da proposta, o vereador Mazinho do Pereira (PP), através dos jornalistas, o povo tem liberdade de expressão.

Todo o legislativo de Içara vai emitir um expediente pressionando os membro do Congresso Nacional para que realizem estudo sobre a regulamentação da profissão de Jornalista através de um projeto de Emenda Constitucional a ser protocolado com máxima urgência.
Texto: Miguel Vieira

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Manifestação na Praça Nereu Ramos


Fotos: João Pedro Alves

A manifestação de sabado na praça Nereu Ramos reuniu jornalistas profissionais e acadêmicos do curso de jornalismo. O contato com as pessoas na praça mostra como todos concordam com os jornalistas, mostrando a falta de sintonia entre o que pensa o povo e os ministros do STF.Vereadores e autoridades municipais novamente mostraram seu apoio a causa dos jornalistas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

2ª MANIFESTAÇÃO, AMANHÃ!

Texto: Gabriela Rosso

Contamos com a participação de todos amanhã, dia 15/08, na manifestação que acontecerá as 11h na praça Nereu Ramos!



ESSA LUTA É DE TODOS NÓS!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A luta continua!

Texto: Gabriela Rosso

Convidamos toda a população para unir força em prol desta causa tão nobre que é tentar reaver o que nos é de direito, a obrigatoriedade do diploma de jornalista!
Dia 15/08, próximo sábado às 10:30h, acontece a segunda manisfetação organizada pelo movimento "Jornalista por Formação" que conta com o apoio do sindicato dos jornalista de Santa Catarina, na praça Nereu Ramos em Criciúma.

Contamos com a presença de todos para lutar por esta causa que não é somente dos jornalistas e estudantes, mas sim de toda a população brasileira!

Deputado Décio Góes na Assembléia Legislativa apoio aos jornalistas

Texto: Lucas Casagrande
Colaboração: Luiz Henrique Fogaça

O deputado abriu a camiseta do “Movimento Jornalista Formado” na Tribuna de Honra da Assembléia Legislativa de Santa Catarina e falou do seu apoio à luta dos jornalistas do Brasil pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Para Décio Góes, informação de qualidade é de fundamental importância . “A sociedade precisa ter mais acesso e controle sobre o que é veiculado nos meios. Desta forma poderemos filtrar melhor a programação e lutar cada vez mais pela qualidade de informação”, disse o deputado.

Acesse matéria na íntegra no site: http://www.deputadodeciogoes.com/pag/noticias_detalhe.php?id=723&pag=1

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ADIADA MOBILIZAÇÃO DE AMANHÃ!

O movimento Jornalista por Formação, gostaria de informar à todos que a mobilização marcada para amanhã as 10:30h na praça Nereu Ramos, foi adiada para o próximo sábado dia 15/08, em decorrência da chuva.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ultrapassamos as fronteiras...

Texto: Gabriela Rosso
Imagem: Site Fenaj

Contrariando pensamentos pessimista de alguns colegas de profissão, que falaram que nossa campanha não iria ultrapassar as fronteiras de Santa Catarina com o Paraná, segue link do site da Federação Nacional dos Jornalistas onde fala sobre a manisfestação feita ontem em frente ao terminal central.



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

1ª Mobilização Pública

Texto: Gabriela Rosso
Fotos: Miguel Vieira
No final da manhã de hoje aconteceu a primeira mobilização junto a comunidade criciumense da campanha"Jornalista Formado, melhor para a sociedade".
Com faixas, adesivos, megafone e panfletos em caráter de manifesto público, jornalistas e acadêmicos permaneceram cerca de uma hora em frente ao terminal central, demonstrando a sua indignação com a Decisão do Supremo Tribunal Federal e solicitando o apoio da sociedade.
Sábado acontece a segunda mobilização às 10:30h, no calçadão da Praça Nereu Ramos em Criciúma.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mobilização no Terminal Central - Criciúma

O Movimento Jornalista por Formação (MJF) convida a todos os jornalistas, acadêmicos e apoiadores do diploma universitário para exercício da profissão para participarem de mais uma atividade da Campanha "Jornalita Formado - Melhor para a Sociedade".
Confira programação:

O quê: Manifestação na entrada principal do Terminal Central
Quando: 5 de agosto (quarta-feira)
Horário: 11h30min


Aos jornalistas e alunos presentes será disponibilizada a camiseta do MJF.

Mais uma vez, agradecemos a intensa participação da categoria ao evento de lançamento do selo na segunda-feira à noite.
Juntos, conseguimos mobilizar grande parte dos nosso representantes, que se mostraram apoiadores da nossa causa.

Para acompanhar a repercussão de nosso movimento, acesse o blog jornalistaformado.blogspot.com
Dê sua contribuição e divulgue o nosso canal de comunicação com a sociedade.

Contamos com a presença de todos no Terminal. Estaremos com faixas, distribuindo adesivos e mobilizando, desta vez, a população da importância da formação acadêmica.

Esta luta é de nós todos!

Comissão Organizadora MJF

Vereadores de Forquilhinha aderem ao MJF




Os nove vereadores da Câmara de Forquilhinha aderiram ao Movimento Jornalista por Formação (MJF) e estiveram com um adesivo do selo colados em suas roupas durante toda a sessão desta terça-feira (04/08). Essa casa Legislativa também já havia se manifestado favorável à causa dos jornalistas ao aprovar moção de apoio ao Sindicato dos Jornalistas de Santaca Catarina (SJSC) e de repúdio ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela insana decisão.
Na tribuna foi explicado à comunidade presente o motivo de todos usarem o botom e a contrariedade da casa ao entendimento da Suprema Corte, asseverando que é na universidade que o acadêmico de jornalismo aprende lições sobre engajamento social, realidade contemporânea, escolhas éticas e morais, além de domínio da técnica e da linguagem especializada. “A ausência de formação técnica terá efeito prejudicial à sociedade pela falta de compromisso com questões exclusivas da prática jornalística. A exigência do diploma não protege o profissional e sim a sociedade”, destacou o vereador Célio Elias.

Colaboração e fotos: Daniela Niero/Assessoria de Imprensa Câmara de Forquilhinha

Jornalista parabeniza Comissão

Muitos jornalistas que não puderam comparecer ao evento na Satc demonstraram seu apoio ao Movimento Jornalista por Formação.
Confira o e-mail encaminhado à Comissão Organizadora pela jornalista Tatiani Longo.

"Gente, parabéns pela iniciativa.
Quero me desculpar por não ter comparecido, realmente não pude,. Cheguei em casa às 9h20, até pegar ônibus e chegar na Satc já era.
Mas contem comigo, continuem me mandando emails.Estou acompanhando de perto a luta.
obrigada".
-- Tatiani LongoJornalista - SC 1688 JP


Nós somos quem agradecemos à confiança de todos os colegas e acadêmicos!
Mas precisamos da presença de todos nas atividades programadas.
Esta luta é nossa!

P.S.: na foto de Luis Prates, diretor do SJSC, a Comissão Organizadora do MJF junto ao presidente sindical, Rubens Lunge.

Selo também está em sites de jornalismo

Os diversos portais de notícias de Criciúma e região também publicam o selo da campanha em suas páginas principais.
Exemplo de Jornalismo profissional, inclusive, na rede mundial de computadores!
É importante a luta continuar.

Acesse:
www.engeplus.com.br (confira também http://www.engeplus.com.br/conteudo.php?int=noticia&codigo_not=15820 )
www.icaranews.com
www.sulnoticias.com (confira também http://www.sulnoticias.com//geral.php/page/geral/ed/3/cdn/15611 )
e ainda acesse: http://www.difusora910.com.br/jornalismo_detalhes.php?codigo_not=37967&tipo=n

Adesão dos Jornais de Criciúma

Os três jornais diários de Criciúma aderiram à campanha e publicaram o selo "Jornalista Formado - Melhor para a Sociedade" em suas capas desta terça-feira (04/08), dia seguinte ao lançamento do Movimento Jornalista por Formação.Todos os profissionais e acadêmicos agradecem às direções das empresas, que mostraram consciência democrática e são exemplo para todo o resto do País. Os jornais também repercutiram com matéria a cobertura do evento na Satc Confira:






Jornalistas fazem grande ato em lançamento da campanha pela obrigatoriedade do diploma

Mais de 200 pessoas entre autoridades, jornalistas formados, acadêmicos de jornalismo e professores participaram do ato de lançamento da campanha pela obrigatoriedade do diploma de jornalista do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Em seu discurso, o presidente do SJSC, Rubens Lunge, ressaltou a importância de mobilizar as mais diversas parcelas da sociedade. “Não por acaso fizemos o lançamento da campanha em Criciúma. Sabemos que a região teve grandes conquistas com as lutas da sociedade. Nossa mobilização neste ato engrandece o movimento em favor da obrigatoriedade do diploma”, afirmou Lunge.
A classe política compareceu em peso no evento. Participaram os deputados federais Jorge Boeira e Acélio Casagrande, os deputado estaduais José Paulo Serafim, Décio Góes e Valmir Comin, além do secretário de segurança Ronaldo Benedet, do secretário regional Luiz Fernando Cardoso e do prefeito e vice de Criciúma Clésio Salvaro e Márcio Búrigo. A solenidade contou ainda com a presença de vários vereadores da região carbonífera.
Parlamentares
Os deputados federais Jorge Boeira (PT) e Acélio Casagrande (PMDB), presentes à solenidade, reafirmaram o apoio aos jornalistas.:
Boeira: “Estou comprometido com os jornalistas e acompanhando na Câmara Federal as propostas de emenda constitucional e os projetos de lei. Entendo que a criação do Conselho Federal dos Jornalistas resolveria toda a situação criada pela decisão do STF”.
Casagrande: “Vou participar da Frente Parlamentar em defesa dos jornalistas e meu gabinete em Brasília está aberto para o que for necessário. Estou na luta com os jornalistas para que volte a exigência da formação”.
Os deputados estaduais Décio Góes (PT), Valmir Comin (PP) e José Paulo Serafim (PT) também se engajaram em defesa do diploma.
Serafim, que falou em nome dos demais, disse: “Só na luta os trabalhadores chegam às conquistas, e se este é um momento de indignação e de luto, também é um momento de demonstrar insatisfação e de chamar a sociedade a se aliar aos jornalistas em defesa da formação para um jornalismo de qualidade”.
Representando o Executivo Estadual compareceram o secretário Regional Luiz Fernando Cardoso e o deputado estadual Ronaldo Benedet (PMDB), atual secretário de Segurança Pública de Santa Catarina:
Benedet: “Trago o meu compromisso, como secretário do Estado e como deputado, de defender os jornalistas, assim como trago o compromisso do governador Luís Henrique da Silveira para a causa”.
Lideranças municipais
Para o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), “a formação é importante. Defendemos a formação para os jornalistas, pois quem ganha com isso é a sociedade”.
Já a vereadora Tati Teixeira (PSDB) informou que encaminha à associação dos vereadores do seu partido, em Santa Catarina, solicitação para que sejam feitas moções em defesa dos jornalistas brasileiros. Ela também solicitará à coordenação da União dos Vereadores de Santa Catarina para que todas as Câmaras do Estado aprovem moções de apoio à formação e regulamentação dos jornalistas.
Foram dar apoio político aos jornalistas os deputados federais Jorge Boeira e Acélio Casagrande, deputado estaduais José Paulo Serafim, Décio Góes e Valmir Comin, além do secretário de segurança Ronaldo Benedet (deputado licenciado), o secretário regional Luiz Fernando Cardoso, prefeito e vice de Criciúma Clésio Salvaro e Márcio Búrigo; vereadora Tati Teixeira e outros vereadores da região carbonífera.
A mobilização em Criciúma terá atividades amanhã (05/08), às 11h30min, no Terminal Central de Criciúma com faixas na região do comércio, e no sábado, a partir das 10h, na Praça Nereu Ramos, com panfletagem.

(Fonte - Lucas Borges e SJSC)




segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Coincidências à parte!!!


O Portal Içara News divulga a mobilização dos jornalistas do Sul de forma diferente.

Relembra que no dia de hoje- 3 de agosto - no ano de 1988, a Assembleia Nacional Constituinte, decretava o fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no Brasil.


Coincidência????

Preferimos acreditar que nada acontece por acaso.


Confira o texto na integra:

Dia D











Chegou o grande dia. O dia de vermos quem realmente está ao nosso lado nesta luta da categoria dos jornalistas. Por isso, é preciso o comparecimento em massa dos profissionais e acadêmicos.
Não deixem de fazer-se presente ao evento de logo mais à noite, no Auditório 1 da Satc, às 20 horas, no evento de lançamento do selo regional "Jornalista Formado - Melhor para a Sociedade". Convoque suas fontes!
Confira a repercussão na mídia local da divulgação do evento!
Portal Engeplus
Jornal da Manhã
Coluna Karina Manarin
Coluna Juan Garcia
Portal Canal Içara

domingo, 2 de agosto de 2009

Clipagem


Retorno da categoria ao apelo da Comissão já está sendo sentido.
Edições dos jornais de sábado (1º de agosto), repercutiram na Coluna "Pelo Estado", produzida pela jornalista Adriana Baldissera, da Associação dos Diários do Interior (ADI), a divulgação para o evento de lançamento da campanha de mobilização.
Também o Jornal da Manhã, de Criciúma, reproduziu foto da visita da Comissão à Redação, para mobilizar os colegas a comparecer em massa na segunda-feirà. Editora-chefe, Marli Vitali, adiantou que a ordem do dia será fechar a edição até às 19h30min, para todos os jornalistas comparecerem. Já a colunista Karina Manarin, colocou-se à disposição para mobilização dos convidados.
Foram visitadas, também, as Redações dos jornais A Tribuna e Diário de Criciúma.
Ainda os diretores administrativos dos três veículos foram contactados e mostraram-se adeptos da campanha.